Revólver de Pintura: Conheça os Principais Tipos

Revólver de Pintura: Conheça os Principais Tipos

Uma parte importante da indústria é a pintura. Além da função estética, também confere ao conjunto, máquina ou equipamento proteção contra corrosivos e outros tipos de danos.

Em todo caso, apesar de ser um processo que parece bem simples, sua aplicação e pormenores provam que não. Para entender o que é uma boa pintura industrial, também deve-se conhecer o melhor revólver de pintura para o trabalho.

Quais os tipos de revólver de pintura e como funcionam?

As diferenças entre os tipos de revólver de pintura não se limitam apenas ao nome. Para entender o básico, é preciso ter em mente que há diferenças de projeto (referentes a alimentação de cada uma) e também relativas ao seu funcionamento.

Sobre o primeiro, pode-se destacar os tipos de revólver de pintura alimentadas via:

  • Gravidade: Com o copo montado no topo do revólver de pintura, o que obriga a tinta a fluir para o bico sem esforço mecânico.
  • Sucção: O copo fica montado debaixo do revólver e o ar comprimido, ao passar pelo tubo, provoca um vácuo que força a alimentação da tinta ao bico (como se a sugasse para fora).
  • Pressão: Nesta não há copo. O revólver de pintura é ligado diretamente a um recipiente com tinta e também a um sistema de ar comprimido.

No quesito funcionamento, o revólver de pintura pode ser convencional (sem nenhuma grande especificidade) ou ser parte de modelos com projeto mais novo, separados em:

  • HVLP: Do inglês High Volume Low Pressure (Alto Volume Baixa Pressão), trata-se de um revólver de pintura que deposita mais tinta na peça a ser pintada e perde menos para o ar. Com ela, o volume de tinta utilizado é maior, embora a pressão do ar comprimido seja menor.
  • LVLP: Do inglês Low Volume Low Pressure (Baixo Volume Baixa Pressão), este é um tipo de revólver de pintura semelhante ao anterior, só que preza pelo baixo volume de tinta. Assim, aumenta sua eficiência na hora da pintura (mais tinta permanece na peça a ser pintada).

Assim, temos uma gama de tipos de revólver de pintura que completam a demanda não apenas da indústria pesada, como das oficinas mecânicas, funilarias e mesmo dos serviços caseiros.

Portanto, para o lojista leitor deste conteúdo, é sempre recomendável ter em estoque todos os modelos. Já para o profissional que nos lê, sabemos que cada revólver de pintura possui suas especificações em relação a alimentação, pressão (e etc.). Possuir os modelos certos vai garantir mais que um bom acabamento, mas um serviço inteiro de qualidade, da execução à entrega.

A vantagem da V8 Brasil é que, por prezar pelo cliente, está espalhada em mais de 4000 locais por todo país, o que fornece um sistema de atendimento técnico especializado e agilizado.

Então, que tal conferir qual revólver de pintura da V8 Brasil se encaixa na sua necessidade? Confira:

Os tipos de revólver de pintura da V8 Brasil

PP3

Do tipo convencional e com alimentação por gravidade, o revólver de pintura PP3 é o modelo de entrada de V8 Brasil. Excelente para pinturas caseiras, serviços que sejam feitos por hobby ou trabalhos profissionais em ateliês ou mesmo em residências.

Possui controles ajustáveis, um copo de 500 ml, vazão de 50 ml/min e pressão de entrada de no máximo 30 psi. Por isso, produz um leque perfeito para trabalhos de pequeno porte, com cerca de 25 cm, espalhando a tinta de maneira uniforme, com pouca névoa e muita economia.

PPK4

Destaque no mercado por seu formato mini, que permite retoques feitos em locais de difícil acesso, o revólver de pintura PPK4 da V8 Brasil é a escolha certa para qualquer trabalho de acabamento.

Além do tamanho, pois tem um copo de 125 ml, ela economiza na pintura. Sua vazão de 40 ml/min concentra um leque de 12 cm com tinta bem localizada. Por conta dos seus controles ajustáveis, fica perfeita para aplicar sombreamentos ou camadas mais fracas de tinta.

Versátil, é o revólver de pintura ideal para serviços que exigem o máximo de qualidade em acabamento. Supera expectativas nos serviços caseiros e se destaca nos profissionais, seja em pequenas ou médias oficinas e funilarias.

HVLP14

Ao dar mais um passo na linha profissional da V8 Brasil, você encontra o revólver de pintura HVLP14. Moderno, usa do alto volume (copo de 600 ml) de tinta com baixa pressão de ar para entregar um leque econômico, consistente e que produz pouca névoa.

Por conta do sistema HVLP, tem uma vazão de 150 ml/min e consumo de ar de cerca de 7 CFM. Com pressão de entrada de, no máximo, 40 psi, é a escolha certa para serviços em veículos e indústria de móveis. Por possuir controles ajustáveis, é uma opção viável para trabalhos de acabamento.

HVLP8 PLUS

O revólver de pintura HVLP8 PLUS da V8 Brasil é sinônimo de tecnologia. Com projeto especial, que entrega um corpo confortável para mãos e um gatilho leve, é perfeito para qualquer serviço profissional.

Com um copo de 600 ml e o sistema HVLP, dá ao processo de pintura maior transferência de tinta para a peça. Ou seja, além de profissional, preza pela economia. Sua construção, ainda, conta com vedações no copo que possibilitam pinturas em ângulos considerados complicados.

Tem o corpo e agulha de bico temperado em aço inox, pesa menos de 700g e é ideal para aplicações profissionais de base e verniz, seja na indústria automotiva, de produção de móveis ou mesmo na construção civil.

CP 10

Se você procura versatilidade em um revólver de pintura convencional, você encontra na CP 10 da V8 Brasil. Utilizada em toda indústria em escala profissional, destaca-se em vários processos desde aplicação de verniz, como pinturas tipo fundo ou mesmo acabamento.

Este é um revólver de pintura de construção robusta e com funcionamento por sucção. O copo de aço tem 1000 ml, o bastante para sua alta vazão de 250 ml/min. O leque que produz, de 30 cm, é consistente o bastante para ser até mesmo utilizado em aplicações diferentes, como de resina ou cola.

Então, descobriu qual revólver de pintura da V8 Brasil melhor serve sua demanda? Esperamos que sim! Procuramos sempre ocupar cada lugar e suprir cada necessidade de todas as indústrias. Por isso, da V8 Brasil, você pode sempre esperar produtos especiais.

Ficou curioso? Se quer conhecer mais sobre a V8 Brasil ou quais lojas revendem nossos produtos, basta conversar conosco!

youtubeyoutube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *