O arame de solda MIG e sua importância no processo de solda

O arame de solda MIG e sua importância no processo de solda

Em curtas palavras, soldar significa fazer a união de duas peças metálicas. Mas você sabia que um dos fatores determinantes para uma boa soldagem é o arame que será utilizado no processo?

A soldagem MIG, especificamente, usa calor para derreter as duas peças que serão unidas juntamente com metal de enchimento – o arame de solda MIG – que formará a liga da solda. Os metais derretidos esfriam juntos, criando o que serve como uma junta forte.

Quase qualquer combinação de metais pode ser unida pela soldagem MIG, mas a resistência e durabilidade da junta é determinada pelo arame utilizado. Um exame cuidadoso dos metais soldados levará à melhor escolha do arame, também conhecido como consumível, para a sua solda.

Pensando em te ajudar, abaixo mostramos como escolher o arame de solda MIG certo e qual sua importância para o processo de soldagem. Acompanhe conosco!

Metais comuns para soldagem MIG

Como mencionado anteriormente, a soldagem MIG pode soldar a maioria dos metais e ligas metálicas, que é uma peça composta por dois ou mais tipos de metal. Os três metais mais usados ​​em projetos de soldagem MIG são o aço carbono, o aço inoxidável e o alumínio, embora o alumínio exija uma configuração especial e não seja tão comum quanto os outros dois.

Os metais que estão sendo soldados são muitas vezes referidos como metais comuns. A composição e a espessura dos metais comuns são o que determina a composição adequada e a espessura do fio do arame de solda MIG.

Selecionando o arame de solda MIG

Normalmente, o fio do arame de solda MIG deve ser do mesmo tipo de metal que o metal a ser soldado. Por exemplo, o fio de aço inoxidável deve ser usado para soldar aço inoxidável e o fio de alumínio deve ser usado para soldar o alumínio e assim por diante.

Muitos arames MIG são fabricados para incluir elementos que não sejam o metal primário. Esses elementos, como manganês, silício e titânio, ajudam a desoxidar a solda, tornando-a menos porosa e, portanto, mais estável. Os fios de aço também são geralmente revestidos em cobre para evitar a oxidação.

As quantidades desses elementos extras variam de arame para arame e cada um terá um impacto diferente na rigidez da poça de solda. Consulte o metal primário do fio ao fazer sua seleção e não se deixe levar pela presença desses metais estabilizadores.

Se você não tiver certeza da sua seleção de arame de solda MIG, pesquise suas opções antes de comprar ou fale com um vendedor experiente do seu fornecedor de suprimentos de soldagem para saber indicar o melhor arame para cada processo.

Selecionando a espessura direta do arame

O segundo aspecto da seleção de consumíveis de arame é a espessura do fio. A espessura dos metais comuns que estão sendo soldados determina o diâmetro apropriado para o fio de soldagem MIG. Muitos fabricantes incluem gráficos de espessura de fio em suas embalagens de produtos e em seus sites.

Uma gama de espessuras funcionam para cada diâmetro de fio padrão, por isso, ainda é possível obter o diâmetro do fio certo para um projeto, mesmo que o calibre exato das placas que estão sendo soldadas seja desconhecido.

O arame é frequentemente vendido em peso, em vez de comprimento de fio no carretel. Geralmente, é mais econômico comprar carretéis mais pesados, como uma versão de 5kg, especialmente para soldagem frequente. Mas considere os hábitos de soldagem nas decisões sobre quanto fio comprar. Selecione um montante que faça sentido para cada uso, ao invés de comprar o arame de solda MIG mais barato que não será usado. De repente, a versão de 1kg já é mais que suficiente para o trabalho na sua oficina.

Gostou de aprender como selecionar o arame de solda MIG? Aproveite e faça o download do nosso manual “Como se tornar um consultor de vendas técnico de máquinas de solda” e aprenda tudo que precisa para fazer as indicações certas aos seus clientes!

youtubeyoutube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *